cortina grande para sala

4 Dicas para escolher cortinas grandes para sala

Cortinas grandes para sala pode não ser uma tarefa tão simples.

São diversas características a se levar em consideração antes de escolher um modelo. Isso porque a ambientação de um espaço não depende de itens separados, mas do casamento entre eles.

Nesse sentido, cortinas grandes para a sala podem ser tanto um acerto quando um erro.

Para ajudar você a acertar em cheio na escolha das cortinas ideais para o seu ambiente trouxemos esse artigo exclusivo.

Nele, nós separamos 4 dicas essenciais para que você não erre na sua escolha. Confira!

1 Invista no tecido ideal

cortinas grandes para sala

Para acertar em cheio quando escolher as cortinas grandes para sala, com certeza, o tecido é um fator determinante. Estamos falando do principal material da cortina e é exatamente ele que trará o aspecto mais leve ou mais pesado para a cortina.

Além disso, o material determina qual será o tempo de uso da sua cortina. Tecidos mais resistentes tendem a se manter bonitos durante mais tempo. Já tecidos mais sensíveis podem rasgar, descosturar ou mesmo desbotar mais rapidamente.

No momento de escolher o tecido, além do gosto pessoal é preciso tomar cuidado com algumas características. Umas delas é a possibilidade de a cortina acabar sendo um incômodo por conta do vento.

Isso porque ao optar por cortinas grandes para sala com janelas grandes, por exemplo, é possível que a entrada de vento acabe movimentando demais a cortina.

Além do incômodo da movimentação, o próprio tecido pode não resistir a força do vento e com pouco tempo de uso, acabar cedendo.

2 Acerte nas cores

cores de cortinas

Quanto a cor, também se trata de uma característica determinante na escolha das cortinas grandes para sala. Errar nesse quesito pode ser extremamente prejudicial para sua sala, ainda que ela esteja repleta de boas decorações e belos móveis planejados.

De modo geral, a escolha por cores neutras traz um ar de atemporalidade para o ambiente. Isso principalmente pela facilidade de combinar os neutros da cortina com diversos estilos decorativos.

Cores como gelo, bege, branco, cinza claro, entre outras também podem ficar muito bonitas ao ser combinadas com cortinas de cores mais intensas, de tonalidades mais firmes.

Quem opta por cores mais vivas pode acertar em cheio nas suas cortinas grandes para sala. Principalmente se procura por deixar o ambiente com um ar moderno e alegre.

Esse tipo de escolha, embora considerada uma ousadia, costuma trazer um charme único para todo o ambiente.

Embora não existe uma regra que determine quais são as cores a ser combinadas, é preciso estar atento a tudo o que faz parte da decoração do ambiente.

Ainda sobre cores, optar por uma paleta já previamente definida pode ser uma boa opção.

Paletas em cinzas e azuis trazem mais calmaria ao ambiente, paletas mais quentes em vermelhos e laranjas trazem mais ousadia.

Ao decidir quais serão as cortinas grandes para sala que você usará, a paleta de cores deverá ser considerada fazendo com que toda a decoração da sala combine entre si.

3 Quer ousar? Aposte nas texturas

Para quem gostaria de ousar bastante ao escolher as suas cortinas grandes para sala, tecidos com textura também podem ser uma boa opção. Nesse caso, a escolha se torna extremamente delicada.

Isso porque a textura errada pode transformar o ambiente de um ambiente que passa tranquilidade para um ambiente mais pesado.

Por outro lado, ao escolher uma textura que combine com o restante da decoração do ambiente, a sala ficará extremamente charmosa.

Também é possível combinar texturas desde que o exagero não tome conta. Sofás e cortinas ou almofadas e cortinas com textura podem sim ser um acerto.

Já as combinações de textura entre papéis de parede e cortinas grandes para sala não costumam ser as mais agradáveis.

4 Não se esqueça do varão

Ao optar por cortinas grandes para sala, é importante que você se atente também ao varão, caso decida usá-lo.

Embora seja possível utilizar um varão simples, o mercado proporciona uma série de produtos diferenciados que podem ser aproveitados.

Isso quer dizer que um varão mais trabalhado poderá trazer ainda mais elegância e mais modernidade a sua sala.

As ponteiras do varão são o principal detalhe quando o assunto é elegância.

Para escolher um varão também é preciso estar atento as medidas do ambiente. Isso porque é necessário ter certeza de que a medida exata da janela será coberta, para evitar reinstalações.

A capacidade de suporte do varão também é importante. As cortinas grandes para a sala costumam ser mais pesadas do que cortinas mais curtas. Sendo assim, a depender do tamanho da cortina, será mais seguro procurar por um varão especial.

Agora que você já está por dentro dessas 4 dicas para acertar em cheio ao escolher as suas cortinas grandes para a sala, hora de ir às compras.

Lembre-se que é importante levar em consideração todos essas dicas, mas que elas individualmente não valem muito. Isso porque para acertar em cheio na decoração de um ambiente, todos os itens devem entrar na conta.

Junto das cortinas, pense também no tecido do sofá, de almofadas, de tapetes e até mesmo de enfeites. Também é importante se lembrar de verificar todas as medidas possíveis antes de comprar uma cortina.

Dessa forma, você evita que a cortina fique curta ou longa demais. Com todas essas dicas você terá uma sala muito bonita e um ambiente que agrade os seus olhos e também os dos seus convidados.

Scroll to top