decoracao-de-apartamento-pequeno

Decoração em espaços pequenos: 5 dicas essenciais

Você sabe como decorar espaços pequenos? Com o tamanho dos apartamentos diminuindo cada vez mais, é importante entender como montar uma boa decoração usando pouco espaço.

Se você comprou um apartamento recentemente, mas ele é menor do que você imaginava, não precisa se preocupar. Existem maneiras de montar uma boa decoração com algumas poucas dicas.

Veja abaixo como decorar espaços pequenos em poucas dicas!

1. Entenda a lógica de como decorar espaços pequenos com cores

O uso de cores pode ter um efeito poderoso na maneira como percebemos um cômodo. Se usamos tintas claras ou escuras na parede e no teto, podemos criar a percepção de que um espaço é maior ou menor. Basicamente, a regra é a seguinte:

  • cor clara reflete mais luz e, portanto, amplia o espaço;
  • cor escura absorve mais luz e, portanto, diminui o espaço.

Assim, você consegue moldar um cômodo usando apenas as cores. Caso a sua sala seja muito “curta”, por exemplo, dá para “alongá-la” pintando deixando cores claras no teto e no chão e cores escuras na parede. Se o pé-direito é baixo, você pode pintar as paredes mas deixar o teto claro para dar a impressão de ficar maior. Basta brincar com as combinações e ver a melhor opção.

2. Estude maneiras de aproveitar espaços verticais

Um apartamento pequeno tem pouca área horizontal. No entanto, ele tem tanta área vertical como qualquer outra casa. Por causa disso, é possível aproveitar melhor esses espaços na decoração.

Assim, opte por usar móveis que sejam verticais e que valorizem a arrumação nessa perspectiva. Por exemplo, você explora ao máximo a altura dos armários da cozinha? E na sala, é possível aproveitar o pé-direito para criar efeitos decorativos

3. Use móveis que sejam de dupla função

Quando falamos de como decorar espaços pequenos, é importante aprender que existem móveis que podem servir de dupla função. Por exemplo, pense em um conjunto de sofá 2 e 3 lugares. Dependendo do posicionamento, eles podem “fechar” a sala sem a necessidade de uma parede, criando um ambiente único.

O mesmo pode ser alcançado com uma mesa ou balcão. Aliás, essa é a teoria por trás da cozinha americana, que usa o balcão para separar os ambientes.

Um banco almofadado, por exemplo, é um ótimo baú para ser usado como um elemento que armazena todos os itens de casa. Assim, você consegue aproveitar melhor os espaços.

4. Menos é mais em ambientes pequenos

Em uma casa grande, com bastante espaço, é normal querer usar muitos itens decorativos. No entanto, isso pode fazer com que um apartamento pequena pareça inchado ou estufado.

O melhor a fazer na hora de trabalhar com espaços pequenos é trocar a abundância pela organização. Ou seja: em vez de usar muitas coisas, opte por itens versáteis e que permitam que a casa fique mais arrumada.

Isso tornará o espaço mais bonito e eficiente, tornando a decoração mais agradável de ver.

5. Escolha uma cor e combine com tons neutros

Um truque simples que deixa uma casa pequena mais bonita é montar a decoração ao redor de uma cor. Pense, por exemplo, no tom coral, que foi a cor do ano de 2019.

Ele pode ser muito bem utilizado em uma sala moderna, por exemplo. Para isso, no entanto, opte por escolher objetos nessa cor, especialmente tecidos (cortinas, mantas no sofá e outros). Depois, complemente a decoração com tons neutros (grafite, cinza, madeira) para fazer com que o coral salte aos olhos e fique mais bonito.

E aí, aprendeu como decorar espaços pequenos? Essas 5 dicas são muito úteis para transformar qualquer apartamento em um belo lugar. Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário abaixo!

 

Scroll to top