vigas expostas

Vigas expostas: conheça essa tendência na decoração dos imóveis

As vigas expostas são um excelente elemento visual para qualquer espaço. Eles podem funcionar perfeitamente com muitos estilos de design e dar à sua casa um “toque” extra. Embora tenham se tornado muito populares nos últimos anos, acreditamos que as vigas expostas vieram para ficar no mundo do design.

Isso se deve ao fato de que o uso de vigas expostas no teto são uma característica arquitetônica interessante que adiciona um toque único a qualquer espaço – inclusive uma kitnet – e estão em alta no setor de decoração de imóveis. Você já pensou em incorporar vigas na decoração da sua casa, mas não tem certeza se elas irão complementar o seu estilo de design? As vigas do teto são um elemento de decoração popular em muitas casas hoje.

Em grande parte, derivam de designs rústicos; no entanto, eles podem ser incorporados a muitos estilos de design. Vigas de madeira podem ser adicionadas para contrastar com uma aparência limpa e fria, ou podem acentuar um estilo de design já aconchegante. Uma boa regra é incluir vigas expostas com estilos que normalmente incorporam acabamentos naturais. Isso pode incluir rústico, casa de fazenda, escandinavo e tradicional.

Nosso conselho é evitar o emparelhamento de vigas de madeira rústicas com um design excessivamente moderno, especialmente se você estiver interessado em comprar apartamentos. A textura da madeira pode ser desagradável em um design elegante. Para casas mais modernas, recomendamos vigas de metal. Gostaria de saber mais sobre isso? Está pensando em incorporar vigas expostas em sua casa? É melhor consultar um especialista em reforma da casa, pois a instalação de vigas expostas pode ser complicada. Enquanto isso, verifique algumas dicas que separamos abaixo!

Uma solução histórica

No passado, as vigas eram apenas um material de construção comum, usado como estrutura para suportar a infraestrutura de uma casa ou edifício. As vigas de madeira são utilizadas na indústria da construção desde os tempos antigos. Na verdade, eles já foram feitos de produções florestais locais, e essas vigas foram feitas para resistir ao teste do tempo por décadas. Desde então, a modernização fez sua entrada, mas as vigas expostas permaneceram na moda na decoração de interiores. De fato, são uma solução histórica, que pode ser reinventada e incorporada ao design dos imóveis.

 

Design de interiores atemporal

Outra brecha importante que muitas vezes divide o design de interiores é o contraste entre o antigo e o novo, que é contrabalançado pelo uso atual de vigas expostas. As empresas que investem na renovação de edifícios antigos têm o cuidado de não lhes tocar quando estiverem presentes no imóvel, e por um bom motivo. Alguns compradores ou inquilinos juram por vigas expostas e até mesmo os tornam parte de seus critérios de pesquisa. Isso irá encorajá-lo a cuidar dessas grandes peças de madeira. No entanto, vigas expostas podem ser facilmente incorporadas em uma decoração moderna, se algumas regras básicas forem aplicadas. Para realçá-los, é aconselhável pintar as paredes da divisão onde se encontram com cores claras, como o branco por exemplo. Isso destaca seu caráter e adiciona um toque de distinção ao todo. Além disso, também é possível aplicar tinta nas próprias vigas, na mesma cor da parede ou em tons de cinza. Desta forma, os tons das paredes combinam harmoniosamente com as vigas.

 

Modo de inserção de vigas expostas

As vigas expostas podem ser incorporadas no lugar de uma parede de suporte de carga, ou simplesmente por razões decorativas. Para remodelações de cozinha que incluem vigas de teto expostas, pode-se incorporar vigas expostas devido à remoção de uma parede de suporte, enquanto a outra incluiu vigas para acentuar o estilo do projeto. As vigas adicionadas em cada casa emitem um clima completamente diferente, a partir de diferentes estilos; no entanto, cada um deles acentua esteticamente o ambiente.

 

Expressividade visual e cuidados

Quer sejam usados ​​por razões estruturais ou para design, não há dúvida de que as vigas expostas adicionam interesse visual aos proprietários e hóspedes. É importante considerar o tamanho da sala e a altura do teto ao considerar uma viga exposta. Como as vigas expostas têm o objetivo de acentuar um espaço, é importante não escolher vigas que pareçam pesadas. Isso pode tornar um espaço claustrofóbico. Em vez disso, escolha vigas que tenham relativamente a mesma proporção de sua decoração.

 

Vários estilos de decoração de interiores com vigas expostas

Às vezes, queremos seguir um estilo de decoração específico para nossas próprias necessidades de design de interiores. Isso é possível com vigas expostas, que se encaixam perfeitamente em estilos que priorizam os detalhes de madeira. Eles são calorosamente recebidos em um interior em estilo chalé, onde complementam os móveis de madeira e outros elementos decorativos que evocam um estilo de vida nas montanhas. É possível combinar outros estilos decorativos com vigas expostas, como o litoral e os temas rústicos, que combinam perfeitamente com vigas expostas. Estes dois estilos, frequentemente encontrados em segundas residências, gostam de destacar elementos decorativos que lembram uma certa tradição, perfeitamente materializados por vigas expostas. Em um ambiente de interior rústico, eles serão deixados como estão, ao passo que em uma casa à beira-mar, um pouco de tinta pode ser aplicada neles para garantir que estejam em linha com o ambiente geral do design de interiores.

 

Novos imóveis: as vigas são cada vez mais utilizadas por arquitetos de interiores

A moda atual das vigas expostas está no charme e no caráter que conferem a um ambiente, seja uma cozinha, uma sala de jantar ou um quarto. Prova de que o entusiasmo por eles é implacável, cada vez mais arquitetos estão incorporando esses grandes blocos de madeira em novos edifícios. Em um estilo de design distintamente moderno, há até vigas de metal expostas, que representam a ponte que ajudaram a criar entre dois períodos. Incrível, não é mesmo? Além disso, a tendência das vigas expostas transcende completamente a divisão urbano-rural que às vezes pode ser sentida no design de interiores. As vigas têm a rara capacidade de caber em qualquer lugar e podem ser usadas em quase todos os ambientes de design de interiores, desde um chalé de montanha rural com forte ênfase em detalhes de madeira até um apartamento urbano ultramoderno onde se podem encontrar tons mais metálicos. O seu design imponente reflete os gostos e a imaginação dos designers que estão sempre prontos para utilizar este elemento de design em qualquer interior elegante.

Gostou destas dicas sobre como incorporar vigas expostas na decoração de imóveis, mesclando conceitos e deixando seu espaço elegante e ao mesmo tempo atemporal? Compartilhe este post em suas redes sociais!

 

 

Scroll to top