Como transformar a paixão por fotografia em uma renda extra?

Pode ser que você tenha paixão por fotografia, seja para eventos ou ame tirar fotografia de alimentos. Ou pode ser que você odeie a ideia de passar fins de semana em casamentos ou inaugurações de exposições lotadas. 

Ou então, arrumar seu equipamento e sair para um show pode ser exatamente o que você prefere quando se trata de tirar fotos. 

Seja qual for a sua preferência, existem várias maneiras de você transformar a paixão por fotografia em uma renda extra — seja de maneira online ou offline.

Se você quer aprender a transformar sua paixão pela fotografia em dinheiro, você veio ao lugar certo! 

Embora a fotografia profissional seja um campo competitivo, existem muitas maneiras diferentes de ganhar dinheiro com suas fotos, incluindo muitas que você provavelmente nunca considerou.

Reunimos neste artigo algumas das melhores oportunidades disponíveis para ganhar dinheiro com fotografia. Boa leitura! 

Dicas para ganhar dinheiro com fotografia

Aqui está uma lista com algumas formas de aproveitar a sua paixão por fotografia e ganhar dinheiro com isso. 

 

1. Venda em sites de banco de imagens

Você provavelmente já ouviu falar em banco de imagens, mas como é possível ganhar dinheiro com isso?

Você pode sentar e esperar que os clientes encontrem suas fotografias. Ou você pode vender fotos online enviando-as para uma variedade de sites de fotografia. 

Empresas e negócios estão sempre procurando por fotos em banco de imagens. Se suas fotografias se encaixarem no que eles estão procurando, eles as comprarão. 

Quando falamos comprar, realmente queremos dizer ter a licença para utilizar a foto. Isso significa que você pode continuar vendendo fotos várias vezes e ganhar dinheiro por um bom tempo se tiver um bom portfólio.

As comissões variam dependendo de qual dos muitos sites de fotografia você pode usar. Aqui estão alguns a serem considerados: iStock e Shutterstock.

 

2. Ser assistente de shows

Trabalhar como fotógrafo assistente oferece a oportunidade de se envolver com trabalhos que normalmente não estariam disponíveis para você. 

A parceria com um fotógrafo mais experiente é uma excelente oportunidade de aprendizado. Eles também lhe darão a chance de fazer contatos importantes na indústria — que te ajudará a ganhar dinheiro com a fotografia no futuro.

Algumas das maneiras de encontrar trabalhos de fotógrafo assistente incluem:

  • Envolver-se com organizações locais de fotografia;
  • Participar de grupos de fotografia nas mídias sociais;
  • Networking com fotógrafos mais estabelecidos em sua área;
  • Participar de eventos onde outros fotógrafos devem estar presentes;
  • Participar de grupos do Facebook para aspirantes a fotógrafos em sua área.

Ao se envolver com essas redes, fique de olho nos fotógrafos cujo trabalho você admira. Em seguida, informe-os de que você estaria interessado em trabalhar como assistente e direcione-os ao seu site, onde eles poderão ver alguns de seus trabalhos.

 

3. Tire fotos de casamento

É comum que muitos fotógrafos optem por seguir o caminho da fotografia de casamento. Isso acontece porque esse é um nicho que gera muito dinheiro para fotógrafos. 

Afinal de contas, tirar fotos de casamento envolve diversas questões, como: estresse, planejamento e a grande quantidade de trabalho.

No entanto, esse tipo de trabalho não somente proporciona bons ganhos financeiros como também é muito gratificante para os fotógrafos. Caso queira tirar esse tipo de foto, você estará fazendo parte de um dos dias mais felizes da vida das pessoas. 

Porém, tenha em mente que a pressão para que realize o seu trabalho será alta. Você será responsável por capturar um dos momentos mais importantes dos casais. 

Por esse motivo, é importante certificar-se de que está preparado para realizar esse tipo de trabalho. Você pode começar com fotografia de outros tipos de eventos ou de retratos. Depois, pode começar a tirar fotos de casamento. 

Conclusão

Se você ama tirar fotos, saiba que é totalmente possível transformar a sua paixão em uma renda extra. Aliás, existem diversas formas de fazer isso. 

Neste artigo, citamos apenas algumas das maneiras de ganhar dinheiro com fotografia. Existe um universo a ser explorado.

Portanto, considere as opções disponíveis e encontre a que seja melhor para você, de acordo com a sua personalidade.

Scroll to top