Como funciona o sistema de filtragem de uma banheira de hidromassagem?

Se há uma coisa que você deseja na sua banheira de hidromassagem, é a água limpa. É aí que o sistema de filtragem da sua banheira de hidromassagem entra em ação.

Se você possui uma spa para 4 pessoas, ou mais, não importa, pois o conceito que irá aprender aqui serve para todas.

Esse sistema circula a água pela banheira de hidromassagem e remove qualquer contaminação da água. Isso, combinado com os produtos químicos ou outros agentes desinfetantes que você usa na banheira de hidromassagem, limpa a água para que você possa desfrutar de uma boa imersão que não só é ótima, mas também é segura.

Mas como esse sistema realmente funciona? Vamos dar uma olhada em como o sistema de filtragem de uma banheira de hidromassagem funciona para que você possa entender o que sua banheira de hidromassagem está ocupada fazendo dia após dia.

 

Sistema de filtragem

Cada banheira de hidromassagem usa um filtro para remover a sujeira e outros detritos na água. A maneira como eles realizam essa tarefa difere principalmente com base no tipo de filtro usado.

 

Tipo de sucção

O filtro do tipo de sucção é o tipo mais comum de filtro que você verá usado atualmente nas banheiras de hidromassagem. Esses sistemas são sempre montados na parte superior para facilitar o acesso. Eles geralmente são muito maiores que o outro tipo de filtro e são muito mais fáceis de manter. No entanto, você deve executar manutenção regular neles para que sejam eficazes.

 

Tipo de pressão

Os filtros de pressão não são os mais comuns, mas ainda são usados ​​hoje em alguns spas e são frequentemente encontrados em banheiras de hidromassagem mais antigas. Nesse sistema, o cartucho do filtro é geralmente menor e alojado em uma caixa selada com o skimmer em uma unidade separada por si só. Esses sistemas podem suportar muito mais pressão e não requerem manutenção com tanta frequência. No entanto, a manutenção tende a ser mais difícil quando você precisa trabalhar nelas.

 

Qual é melhor?

Não olhe para isso como positivo ou negativo. O fato é que ambos são muito diferentes um do outro, mas basicamente fazem o mesmo trabalho e os dois fazem bem. Tudo o que você deve fazer é descobrir em qual deles você prefere trabalhar. Deseja que o filtro seja fácil de manter, mas precise ser reparado com mais frequência ou o filtro mais difícil de trabalhar, mas que não precise ser mantido com tanta frequência? Realmente, no final, tudo se resume a você.

 

Ciclos de filtração

Um ciclo de filtragem é a quantidade de água que passa pelo filtro da sua banheira de hidromassagem. Cada banheira de hidromassagem é diferente, e você pode ter algum controle sobre isso. No entanto, este é o verdadeiro teste da qualidade da sua banheira de hidromassagem. Quanto mais água você puder bombear através do sistema de filtragem, mais limpo será.

 

O Manual da Banheira de Hidromassagem

Bombas de circulação

Uma bomba de circulação difere da bomba principal e dos jatos da sua banheira de hidromassagem. É basicamente uma bomba secundária que funciona continuamente para bombear quantidades menores de água através do sistema de filtragem. Eles são executados mesmo quando o sistema principal está desligado. Embora você não possa usá-los sozinhos, eles são uma ótima maneira de manter a água limpa, pois evitam que a água fique parada na banheira de hidromassagem.

 

Sistema de controle

Enquanto o acima representa as principais partes do sistema de filtragem, você não pode esquecer o sistema de controle. Este sistema é geralmente controlado por um painel na sua banheira de hidromassagem. Nesse painel, você pode acessar os diversos recursos da sua banheira de hidromassagem e controlar o sistema de filtragem.

Dependendo do tipo de banheira quente que você possui, sua capacidade de controlar o sistema de filtragem varia. Em alguns casos, você pode controlar o fluxo de água e definir a quantidade de água filtrada regularmente na sua banheira de hidromassagem. Em outros casos, você poderá selecionar várias predefinições, todas baseadas na carga do banho na banheira de hidromassagem.

Aprenda bem esse sistema para poder controlar adequadamente sua banheira de hidromassagem e esteja preparado para ajustar o sistema de filtragem durante cargas mais pesadas de banheiras para garantir que a água permaneça limpa.

 

Então, como isso funciona?

É bem simples quando você pensa sobre isso. Seus jatos e sua bomba empurram a água através do filtro da banheira de hidromassagem para remover quaisquer partículas na água. Quanto mais água puder ser bombeada pelo sistema de filtragem durante um ciclo, mais limpa ela será. Esses ciclos costumam ser executados periodicamente ao longo do dia, com base na sua carga de banho. Faz sentido?

 

Pensamentos finais

O sistema de filtragem da sua banheira de hidromassagem é sua principal defesa contra sujeira e outros detritos que podem sujar a água da banheira. É por isso que é tão importante mantê-lo mantido. No final, você não quer tomar banho em água suja, não é?

Embora o sistema em si seja bastante simples, ele é, de várias maneiras, as principais artérias do seu sistema. Sem eles, sua banheira de hidromassagem simplesmente não é segura de usar. Agora que você conhece e entende o básico sobre esse sistema, está em uma posição melhor para cuidar dele adequadamente, para nunca mais se preocupar com a água suja.

Scroll to top