reforma residencial

Reforma de Casa: Por onde começar?

reforma de casa é um processo que exige bastante cuidado e muito planejamento, os motivos para isso são os mais diversos.

Quem nunca ouviu alguém falando que a obra da sua casa demorou mais do que o previsto? Ou até mesmo, que os custos acabaram saindo maiores que o desejado?

Na maior parte dos casos isso acontece tanto pela falta de um bom planejamento, quanto por não se ter o auxílio de profissionais qualificados.

Portanto, uma reforma bem planejada faz toda diferença no resultado do projeto. Mas, será que você sabe o que é precisa para superar suas expectativas?

Como planejar a reforma de casa?

Planejar a reforma de uma casa pode não parecer a tarefa mais simples ou até mesmo legal, no entanto, ela é fundamental.

Uma vez que, apenas isso garantirá que sua obra saia conforme o esperado. Além disso, os orçamentos e cronograma criados nele facilitam o acompanhamento da reforma.

Sendo assim, confira as dicas que separamos abaixo para que sua obra saia conforme desejado.

  • Projeto: a primeira etapa na qual, junto a um engenheiro qualificado você irá definir as características do projeto. Determinando assim, quais cômodos serão reformados, um cronograma, orçamento, tipos de materiais a usar, necessidade de mão de obra e etapas da obra;
  • Licenças e alvarás: após terminar o projeto, o engenheiro escolhido ficara responsável por conseguir algumas delas. Enquanto outras, podem ficar a seu encargo. Mas, ter um profissional qualificado ao seu lado facilitará todo o processo e te dará clareza sobre o que fazer para que sua obra seja legalizada;
  • Mão de obra: o engenheiro pode ter uma equipe ou até mesmo, você pode preferir escolhê-la por si próprio. Em ambos os casos, busque sempre referências sobre a qualidade dos serviços nas avaliações de outros clientes e no portfólio desses;
  • Escolha dos materiais: por mais que você deseje reduzir custos para que sua obra não sai muito cara, é preciso ter muito cuidado na escolha dos materiais. Esses devem ter qualidade para que a reforma de casa também seja. Do contrário, pode ser que você precise realizar uma nova obra muito em breve para fazer reparos. É como diz aquele velho ditado “o barato que sai caro”, fuja disso e escolha de acordo com suas necessidades;
  • Tendências: a fim de mudar sua casa deixando-a moderna para que uma reforma não seja necessária tão breve, esteja ligado nas tendências. Tanto em termos da reforma em si, quanto de estética para mudar sua casa.

Reforma de Banheiro e Cozinha da Casa

Acima, vimos um passo a passo de como fazer uma reforma de casa com todas as garantias e seguranças que sua obra necessita.

Mas, quando falamos de banheiro e cozinha o projeto possui algumas especificações. Portanto, iremos falar sobre elas agora de forma mais detalhada, confira abaixo.

1. Banheiro:

Uma boa reforma do banheiro começa ao considerar, dentro do planejamento, o estado em que se encontram suas instalações hidráulicas e elétricas.

Fundamentais para que o ambiente funcione bem e seja confortável. Não basta apenas considerar os aspectos em termos de estética.

Durante o projeto, junto ao engenheiro, busque pensar em maneiras de tornar o espaço funcional para facilitar seu dia a dia.

  • Revestimento: as texturas a serem usadas devem ser harmoniosas, uma dica é limitar os tipos usados. Para paredes e pisos aposte em tons neutros, deixando o destaque para a região do banho de forma a valorizá-lo. Além disso, lembre-se que todos os materiais aqui usados, devem ser impermeáveis;
  • Metais e louças: esses materiais fazem parte da reforma de banheiro da casa e devem ser escolhidos pensando nas distâncias e alturas, não apenas na beleza dos componentes;
  • Iluminação: além de considerada funcional, esse aspecto pode ganhar ainda um teor decorativo se bem planejada. A ideia é valorizar os materiais utilizados na reforma e torna o ambiente agradável. Hoje, a mistura de luz branca com amarela se mostra uma tendência que atende principalmente ao público feminino que é adepto do uso de maquiagem;
  • Organização: durante a reforma aposte em itens de marcenaria, como gaveteiros, nichos e gabinetes. Eles são fundamentais para que você possa guardar seus pertences de forma organizada deixando à mão, apenas aquilo que faz parte da rotina.

2. Cozinha:

Então, agora que vimos as especificações para o banheiro, iremos nos aprofundar na reforma de cozinha, começando novamente pelas instalações hidráulicas e elétricas.

Verificando assim, se a necessidade de algum tipo de manutenção ou alterações. Uma coisa a se atentar, é que quando o ambiente é grande a energia e água devem ser cortadas, temporariamente.

Caso seja preciso fazer isso, é importante entender que se você mora no local, deverá ficar alguns dias fora com familiares ou em um hotel.

Portanto, considere esses gastos também. Abaixo, separei as dicas sobre esse ambiente:

  • Revestimentos: tal como para o banheiro, é importante que aqui os materiais também sejam impermeáveis. Caso prefira não utilizar esse tipo de acabamento, você pode optar por tintas especiais para cozinhas que possuem o mesmo efeito de impermeabilidade;
  • Iluminação: dentro das cozinhas, o mais ideal é fazer uso de luz branca na reforma da casa. Pois, ela mantém o ambiente bastante iluminado mesmo durante a noite, mantendo a segurança no manuseio de facas e outros utensílios;
  • Medidas: se você pretende mudar os móveis e eletrodomésticos, considere as medidas destes junto ao engenheiro que fará seu projeto. De modo que após a finalização da obra, tudo caiba em seu devido lugar.

Conclusão

Foi possível ver então, no decorrer deste conteúdo, os passos ideias para que a reforma de sua casa saia conforme o desejado ou até mesmo, supere suas expectativas.

Lembrando que é muito importante trabalhar junto a um engenheiro qualificado. De modo que, o projeto seja feito de forma:

  • Adequada;
  • Regular.

Além disso, vimos a importância de se atentar aos detalhes para reforma de banheira e de cozinha, já que ambos esses ambientes possuem suas especificações.

Este artigo foi útil para você? Conte para nós nos comentários e compartilhe-o para que mais pessoas possam se beneficiar dele também!

Scroll to top