A Importância das telas de proteção para Apartamentos

Você sabe qual é a importância das telas de proteção para apartamentos? Quando estamos dentro de casa, temos a total sensação de segurança. É o local onde você finalmente consegue relaxar e se sentir seguro.

Mas se você mora em apartamentos (que a sensação de segurança é ainda maior) e tem crianças, idosos ou animais de estimação dentro de casa, saiba que se você não investir num item de segurança simples como a tela de proteção, nunca se sentirá 100% seguro.

Isso porque o risco de uma queda acidental vai estar sempre assombrando sua paz interior. E quando o assunto é proteção de nossa família, qualquer investimento ou economia deve ser deixado para depois. O importante é dormir tranquilo e sua família estar segura!

As telas de proteção (como o próprio nome sugere) protegem janelas, sacadas e varandas contra quedas acidentais de crianças, idosos, pets de estimação e até mesmo objetos.

É um item imprescindível para sua residência, considerando que um acidente desse tipo tem consequências irreparáveis na vida de qualquer pessoa.

O que dizem os especialistas?

Segundo pesquisas de órgãos de vigilância e prevenção de acidentes, as quedas acidentais são o tipo de acidente doméstico mais comum em moradores de prédios.

E o curioso é que ele também é um dos passíveis de prevenção, já que instalar a rede de proteção é algo simples e barato.

O custo benefício de uma tela de proteção é fantástico, visto que é produto que tem uma ótima durabilidade (cerca de 3 a 5 anos).

Segundo o Portal Criança Segura, mais de 700 crianças de zero a 14 anos morre de quedas por altura ou afogamento por ano. Ambos podiam ser facilmente prevenidos com a aplicação das telas de proteção.

Qual o principal risco de quedas?

Mesmo que tenham um vão livre maior, as sacadas e varandas não estão no topo da lista do local com maior incidência de acidentes. As janelas são as campeãs quando o assunto são quedas acidentais.

Isso porque crianças e animais de estimação adoram se pendurar ou avançar no parapeito das janelas. É mais fácil de escalar e por isso, mais passíveis de queda.

gato na janela

Nos prédios existem janelas de correr, de abrir, guilhotina, basculantes, venezianas e cada uma delas tem seus pontos de apoio que podem facilitar a escalada.

Por isso, a instalação das telas de proteção nas janelas são super recomendadas por todos os especialistas em segurança residencial.

Proteção além das alturas

Mas não é apenas em locais altos que uma rede de proteção pode ser utilizada. Sua versatilidade abre diversos outros segmentos, como piscinas ou playgrounds.

Feitas de polietileno torcido de alta densidade, as redes de segurança são super resistentes, podendo aguentar até 500 kg por metro quadrado.

Além disso, elas recebem tratamento anti UV e antioxidante para maior durabilidade quando são instaladas em locais que recebem ação direta do tempo (como sol, chuva, poeira, etc.)

Muito fáceis de limpar e com diversas cores, elas se adaptam à qualquer projeto arquitetônico, sem comprometer a iluminação ou ventilação do ambiente.

Em média uma rede de proteção tem durabilidade de 3 a 5 anos. Após esse período devem ser trocadas para manter a tensão e resistência.

Quais os tipos de tela de proteção para apartamentos?

Existem inúmeros tipos de telas para diferentes aplicações. Você precisa ficar atento se a que você tem serve para a finalidade que você tenha escolhido.

Tela de Proteção Residencial

Como o nome diz, é uma tela específica para uso doméstico. Comuns em apartamentos e sobrados, ela é utilizada em janelas, sacadas e varandas para evitar quedas. Também podem ser utilizadas para fechamento de quintais para evitar que cães e gatos fujam. Para isso, existem modelos com trama menor. Feitas em Polietileno, são muito resistentes e geralmente são aplicadas com buchas e ganchos.

Tela Mosquiteiro

Esse modelo é específico para insetos. É uma malha bem fechada, com baixa resistência contra tensão, já que seu intuito é apenas proteger a residência de moscas, mosquitos, baratas, etc. É feita de derivados plásticos e podem ser instaladas com velcro ou com estruturas metálicas.

Tela de Proteção para piscina

A tela de piscina é ideal para quem tem essa área de lazer em casa e quer ficar tranquilo contra riscos de afogamento. Isso porque ela tem uma enorme resistência, podendo tranquilamente um adulto andar sobre a água da piscina. Com isso, crianças e animais de estimação estarão mais do que seguros.

Tela de Sombreamento

Essas telas também são conhecidas como Sombrite e são muito utilizadas em quintais, para cobrir plantas, flores e mudas. Seu diferencial é a redução de temperatura interna. Elas também podem ser utilizadas para inibir a entrada de pássaros e pombos em ambientes com árvores frutíferas.

Mais segurança para sua família

Ao longo do post vimos a importância do uso das redes de proteção. Com um custo benefício excelente (em média custa de 35 a 50 reais o metro quadrado), você vai deixar seu lar realmente seguro.

Esse investimento vai fazer você dormir tranquilo, já que além do risco de acidentes, você também vai evitar a entrada de pássaros em seu apartamento.

O local vai continuar arejado e agradável, com a iluminação intacta. Com o tempo, você nem vai enxergar a tela instalada. Ela acaba sumindo de vista, de tão discreta.

Mas fica aqui uma última dica:

Verifique junto ao seu condomínio se existe alguma norma de estética pré-estabelecida sobre a alteração da fachada do seu apartamento.

Isso é importante para evitar aborrecimentos futuros, já que se instalar uma tela de proteção da cor errada, além de ter de trocar tudo, ainda pode levar uma multa.

Muitos prédios têm em contrato que as redes sejam de determinada cor ou que sua instalação seja feita por fora ou dentro do batente, por exemplo.

Disponíveis nas cores pretas, branco, cristal, verde, bege e transparente, às vezes você imagina que vai usar uma cor e precisa utilizar outra. Então é sempre bom questionar seu síndico antes de orçar.

Gostou dessas dicas? Vimos ao longo do post que as telas de proteção são itens de segurança fundamentais para apartamentos e sobrados.

Scroll to top